vereadores

Fernando Emílio Bertoni (PV) Vereador

O Vereador Fernando Emílio Bertoni, conhecido como Pitukinha, é o Vereador mais jovem eleito em 2012 para o exercício de 2013 a 2016.

Eleito pelo partido PV, com 286 votos, foi o Vice-Presidente da Câmara no biênio 2013-2014. Depois, foi eleito como 2º secretário para o biênio 2015-2016.

Foi reeleito para o mandato 2017-2020, com 318 votos. (Secretaria da Câmara)

Histórico de Pitukinha

Fernando Emilio Bertoni, popularmente conhecido como PITUKINHA, nasceu no dia 02 de abril de 1991, na cidade de Fartura. Filho de Luiz Fernando Oliveira Bertoni (Pituka) e Liliane Magali Dognani Bertoni, tem, como avós paternos, Flávio de Carvalho Bertoni e Maria Luiza de Oliveira Bertoni e, como avós maternos, Rooney Dognani e Luiza Louvison. É bisneto do Professor Victorio Bertoni, uma de suas inspirações políticas.

Cursou o Ensino Fundamental tanto no antigo Colégio Positivo (hoje Colégio Cefar) como na escola João Batista de Oliveira (Grupinho). Já, em relação ao Ensino Médio, concluiu-o na Escola Estadual Cel. Marcos Ribeiro (Grupão).

Desde criança, participava das agremiações estudantis, representando os estudantes da escola, tendo sempre como objetivo unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade.

De família tradicional e sempre presente na política municipal, entre prefeitos e vereadores, cresceu nesse meio político e acredita que a paixão venha do sangue.

Foi servidor público por quase quatro anos, ocupando o cargo de Agente de Desenvolvimento Infantil na Creche “Madre Gaetana Sterni”, no bairro São Caetano, local onde sempre trabalhou com muita dedicação e respeito, pois, da sua atuação, só se geraram resultados positivos.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Formado em Direito pela Faculdade Sudoeste Paulista de Avaré, curso este que sempre o auxiliou nos trabalhos apresentados na Câmara Municipal, seja nas interpretações de leis, seja nas formações das proposituras, entre outras iniciativas, sempre teve em vista a qualidade de vida e o respeito com os moradores de Fartura.

Possui comércio na cidade, mas é oportuno mencionar que dedica a maior parte do tempo aos trabalhos frente ao legislativo e à sociedade local.

Pitukinha foi eleito primeiramente para legislatura de 2013 a 2016. No primeiro biênio (2013-2014), ocupou o cargo de vice-presidente e, no segundo biênio, atuou como segundo secretário da Câmara Municipal de Fartura.

Reelegeu-se para o mandato de Vereador de 2017 a 2020.

E atualmente, é também presidente do Diretório Municipal do Partido Verde de Fartura.

EXPERIÊNCIA POLÍTICA

Pitukinha, em 2012, participou do Curso de Formação Parlamentar, já que havia decidido pleitear, pela primeira vez, o cargo de Vereador e, para tanto, buscou conhecer e entender melhor quais eram as atribuições de um Parlamentar, a fim de poder desempenhá-las com eficiência e responsabilidade.

Desde seu mandato como vereador, Pitukinha exerce sua função com muita vontade, conhecimento, responsabilidade e respeito com os cidadãos. Para isso, buscou a capacitação e participou de vários cursos e palestras como, por exemplo, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, direcionado a agentes políticos e servidores públicos e, na Fundação Getúlio Vargas, com os seguintes temas: Recursos Humanos; Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário; Sustentabilidade no Dia a Dia: Orientações Para o Cidadão. Tudo visando melhor desempenhar sua função de Vereador com a máxima eficiência e qualidade na Câmara Municipal de Fartura.

“Todos os dias, acordo e agradeço a Deus por mais um dia em minha vida e peço que eu possa ajudar as pessoas, buscando sempre o bem comum” (Fernando Pitukinha).

“Quem não vive para servir, não serve para viver” (Mahatma Gandhi).