Cultura - Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

VEREADORES APROVAM PROJETOS SOBRE ENFEITES DE NATAL, ILUMINAÇÃO PÚBLICA E ENCONTRO DE PESCA ESPORTIVA DURANTE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

No início da tarde de terça-feira (19) ocorreu mais uma sessão extraordinária e os vereadores analisaram três projetos enviados pelo Executivo sobre adornos de Natal, iluminação pública e instituição do Encontro de Pesca Esportiva em Fartura.O PL 65/19 de abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 50 mil provocou muita discussão e a apresentação de uma emenda ao projeto.Segundo a justificativa do Executivo, o valor de R$ 50 mil seria investido na iluminação decorativa do projeto “Natal de Magia”, porém os vereadores Fernando Pitukinha, Edson Sarapiá, Bruno Guazzelli e Anderson Lima propuseram uma emenda diminuindo o valor para R$ 20 mil e deixando o restante (R$ 30 mil) para investimento em iluminação pública, pois entendem que é um setor que necessita de melhorias.Houve discussões acaloradas e divergências sobre o assunto. A emenda foi rejeitada por cinco votos e quatro, mesmo placar da aprovação do projeto original. Votaram contra a emenda e a favor do projeto os vereadores Carlos Rizzo, João Buranello, Doriveti Gabriel, Decinho Martins e o presidente Isnar do Caminhão.Nas redes sociais, os vereadores da oposição publicaram um texto com críticas ao Executivo sobre o assunto.“Desde o ano de 2013 diversos cidadãos têm procurado a Câmara com graves reclamações sobre essa questão, são vários os pontos nas ruas sem luz, falta de rede em outras e cobranças de taxa de iluminação de munícipes mesmo sem a prestação do serviço de iluminação pública. Nós estamos cansados de cobrar o prefeito a esse respeito, já fizemos indicações, requerimentos, encaminhamos fotos para ele visando comprovar as falhas e os problemas. Chegamos ao ponto de percorrer as ruas da cidade com nosso carro para fazer um levantamento exato de todos os pontos escuros e, posteriormente, entregamos isso ao prefeito. Mesmo diante de tudo isso, nada foi feito”, comentaram os vereadores.Já o presidente Isnar do Caminhão ressaltou que esse valor é investimento e não um gasto, pois vai atrair muitos turistas ao município para apreciar os adornos natalinos do fim de ano.“Isso vai ser ótimo para o turismo e para o comércio de Fartura, houve um estudo do Executivo e os envolvidos observaram que será um investimento para atrair turistas. Nossa cidade terá muitos eventos no fim de ano e os enfeites natalinos fazem parte de tudo isso”, salientou Isnar.Também foram aprovados, desta vez por unanimidade, o PL 66/19 de abertura de crédito no valor de R$ 124 mil, para ser investido na contratação de empresa para execução de obra de instalação e aquisição de material elétrico destinado à rede de iluminação pública no Conjunto Habitacional Marli Meneguel e em três pontos da Avenida das Rosas e da Rua Cabreúvas, como também o PL 67/19 que versa sobre a instituição do Encontro de Pesca Esportiva ao Tucunaré, evento que será realizado dia 14 de dezembro, no Camping Balneário Guiomarana, na Represa Chavantes em Fartura.