×
Portal da Transparência Acesso à Informação Video dos Sessões Estrutura Organizacional Atas das Sessões Pauta próxima Sessão Controle Interno Regimento Interno Plano Diretor Ouvidoria e-SIC

vereadores

Fernando Emílio Bertoni (PTB) Presidente da Câmara

O Vereador Fernando Emílio Bertoni, conhecido como Pitukinha, é o Vereador mais jovem eleito em 2012 para o exercício de 2013 a 2016.

Eleito pelo partido PV, com 286 votos, foi o Vice-Presidente da Câmara no biênio 2013-2014. Depois, foi eleito como 2º secretário para o biênio 2015-2016.

Foi reeleito para o mandato 2017-2020, com 318 votos.

Foi reeleito para o mandato 2021-2024, e foi eleito Presidente para o biênio 2021-2022.

Histórico de Pitukinha

Fernando Emilio Bertoni, popularmente conhecido como PITUKINHA, nasceu no dia 02 de abril de 1991, na cidade de Fartura. Filho de Luiz Fernando Oliveira Bertoni (Pituka) e Liliane Magali Dognani Bertoni, tem, como avós paternos, Flávio de Carvalho Bertoni e Maria Luiza de Oliveira Bertoni e, como avós maternos, Rooney Dognani e Luiza Louvison. É bisneto do Professor Victorio Bertoni, uma de suas inspirações políticas.

Cursou o Ensino Fundamental tanto no antigo Colégio Positivo (hoje Colégio Cefar) como na escola João Batista de Oliveira (Grupinho). Já, em relação ao Ensino Médio, concluiu-o na Escola Estadual Cel. Marcos Ribeiro (Grupão).

Desde criança, participava das agremiações estudantis, representando os estudantes da escola, tendo sempre como objetivo unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade.

De família tradicional e sempre presente na política municipal, entre prefeitos e vereadores, cresceu nesse meio político e acredita que a paixão venha do sangue.

Foi servidor público por quase quatro anos, ocupando o cargo de Agente de Desenvolvimento Infantil na Creche “Madre Gaetana Sterni”, no bairro São Caetano, local onde sempre trabalhou com muita dedicação e respeito, pois, da sua atuação, só se geraram resultados positivos.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Formado em Direito pela Faculdade Sudoeste Paulista de Avaré, curso este que sempre o auxiliou nos trabalhos apresentados na Câmara Municipal, seja nas interpretações de leis, seja nas formações das proposituras, entre outras iniciativas, sempre teve em vista a qualidade de vida e o respeito com os moradores de Fartura.

Possui comércio na cidade, mas é oportuno mencionar que dedica a maior parte do tempo aos trabalhos frente ao legislativo e à sociedade local.

Pitukinha foi eleito primeiramente para legislatura de 2013 a 2016. No primeiro biênio (2013-2014), ocupou o cargo de vice-presidente e, no segundo biênio, atuou como segundo secretário da Câmara Municipal de Fartura.

Reelegeu-se para o mandato de Vereador de 2017 a 2020.

Reelegeu-se em 2020 para o mandato de 2021 a 2024.

Eleito Presidente para o biênio 2021-2022.

EXPERIÊNCIA POLÍTICA

Pitukinha, em 2012, participou do Curso de Formação Parlamentar, já que havia decidido pleitear, pela primeira vez, o cargo de Vereador e, para tanto, buscou conhecer e entender melhor quais eram as atribuições de um Parlamentar, a fim de poder desempenhá-las com eficiência e responsabilidade.

Desde seu mandato como vereador, Pitukinha exerce sua função com muita vontade, conhecimento, responsabilidade e respeito com os cidadãos. Para isso, buscou a capacitação e participou de vários cursos e palestras como, por exemplo, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, direcionado a agentes políticos e servidores públicos e, na Fundação Getúlio Vargas, com os seguintes temas: Recursos Humanos; Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário; Sustentabilidade no Dia a Dia: Orientações Para o Cidadão. Tudo visando melhor desempenhar sua função de Vereador com a máxima eficiência e qualidade na Câmara Municipal de Fartura.

“Todos os dias, acordo e agradeço a Deus por mais um dia em minha vida e peço que eu possa ajudar as pessoas, buscando sempre o bem comum” (Fernando Pitukinha).

“Quem não vive para servir, não serve para viver” (Mahatma Gandhi).