Obras - Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018

Primeira sessão ordinária do ano é pautada em apresentação de proposituras em Fartura

A primeira sessão ordinária de 2018 da Câmara Municipal de Fartura na quarta-feira passada (07) foi pautada pela apresentação de dezenas de proposituras pelos vereadores. No total foram 36 indicações, quatro requerimentos e oito moções, sendo cinco verbais. Já o Projeto de Lei que regulamenta o pagamento de gratificações aos servidores da Prefeitura de Fartura, recebeu uma emenda apresentada pelos vereadores Edson Sarapiá, Fernando Pitukinha, Anderson Lima e Bruno Guazzelli, e teve pedido de vistas de João Buranello.Vale destacar duas indicações apresentadas pelo presidente da Câmara Doriveti Gabriel, uma referente solicitação para transferir a coleta de lixo domiciliar da cidade para o período noturno e outra que solicita plataforma de acesso aos portadores de necessidades especiais nas arquibancadas do rodeio da Expofar 2018.Doriveti foi parabenizado pelas indicações e o vereador Anderson Lima, que é cadeirante, salientou que a acessibilidade não é somente para o deficiente, mas também para o idoso, criança, puérperas, gestantes e deve se estender para outras esferas, como: comércio, órgãos públicos, calçadas e vias públicas.Já o vereador Bruno Guazzelli ressaltou a alegria de alguns alunos da Apae, que acompanharam o rodeio e os shows da Expofar 2016 de um local apropriado e que  poderão, mais uma vez, participar da festa nesse ano.O vereador Carlos Rizzo apresentou, em uma de suas indicações, a solicitação de pintura em todas as faixas de pedestres na Avenida João Rocha de Andrade, instalação de tachões (olho de gato) em toda pista, iluminação adequada e melhor sinalização.O edil Isnar do Caminhão solicitou, através de indicação, a manutenção, reforma e alargamento das laterais da ponte que dá acesso aos bairros Areias/Caieiras, popularmente conhecida como ponte do Dominguinhos. Ele disse que a ponte necessita de reparos urgentes, porém futuramente terá que ser construída outra ponte mais larga.“Ali o trânsito é muito intenso e espero que o senhor prefeito envie para esta Casa de Leis um projeto para desativar aquela ponte e construir outra mais larga para melhor acesso, pois não é possível transitar dois veículos ao mesmo tempo, não cabem”, comentou Isnar.João Buranello comentou que esteve vistoriando a ponte junto com funcionários da Prefeitura, onde foi constatada a necessidade de reparos. Pitukinha também argumentou que a ponte precisa urgentemente de uma restauração para evitar um possível acidente no local.O vereador Décio Martins indicou melhorias em estradas rurais dos bairros Barreiro, Pinheirinho e Areias, como também pediu a instalação de uma lixeira no ponto de ônibus próximo ao Cefar-Anglo na rua Gerônimo de Andrade.Bruno Guazzelli solicitou providências no asfalto do bairro Bela Vista, em frente à Creche Escola, pediu um ônibus adequado para os pacientes que viajam para Rubião, como também exigiu da Prefeitura solução para falta de medicamentos nas farmácias municipais.Entre suas indicações apresentadas, Anderson Lima recomendou para que a Prefeitura instale iluminação na praça localizada entre os bairros Cidade Feliz e Bela Vista, solicitou a limpeza em todos os bueiros do bairro Bela Vista e a demarcação na rua Barão do Rio Branco com vagas para deficiente, idoso, e demarque vagas também perto do Museu e Centro de Saúde. Em todas as suas indicações, Anderson argumentou dizendo que como a Prefeitura está com as finanças em dia, seus pedidos podem ser atendidos.Edson Sarapiá pediu reparos no calçamento do lanchódromo da Praça de Alimentação Papa João Paulo II e reforma urgente no cemitério municipal, pois do lado do Lar São Vicente de Paula o calçamento está afundando e o muro está caindo.Já Fernando Pitukinha solicitou recolhimento do lixo orgânico e reciclável do bairro Banco do Povo pelo menos de 15 em 15 dias, benfeitorias nas vias públicas Antônio Viera Rocha com confluência com a rua Floriano Peixoto e serviço de tapa-buracos no Bairro Parque das FloresREQUERIMENTOS – Bruno Guazzelli apresentou quatro requerimentos pedindo informações sobre construção de casas populares, obras do coreto da Praça 9 de Julho, o andamento e como será feita a cobrança do Lajotamento dos bairros Jardim da Serra I e Jardim da Serra II e o andamento do novo Distrito Industrial.Durante as discussões todos os vereadores concordaram em buscar uma solução para a construção das moradias da CDHU, pois as obras estão muito lentas.MOÇÕES - João Buranello e demais vereadores apresentaram Moção a jovem Larissa Meneguel de Goddoy, Décio Martins apresentou Moção de Congratulações aos empresários Regina e Rafael pela inauguração da loja RR Embalagens e Bruno Guazzelli e demais vereadores apresentaram Moção de Pesar à família de Jobert Stuani.Nas moções verbais, Isnar parabenizou os organizadores e participantes do campeonato de futebol de areia no bairro Bela Vista e Pitukinha parabenizou os proprietários da La Hamburguesa pela reinauguração e também ao restaurante do Danielzinho no bairro Vila Nova que voltou a funcionar.Já Doriveti apresentou moção de parabéns aos fonoaudiólogos e farmacêuticos pelos trabalhos desenvolvidos no município.TRIBUNA CIDADÃ – O munícipe Paulo Fujji usou a tribuna cidadã para tecer críticas a empresa de transportes Manoel Rodrigues pelo serviço prestado em Fartura. Ele reclamou do valor cobrado nas passagens para a Capital Paulista.