Obras - Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015

Pescadores são ouvidos na Câmara de Fartura

Na última terça feira (20)aconteceu na Câmara Municipal de Fartura uma reunião organizada pela Comissão de Estudos sobre a Pesca Predatória, Presidida pela Vereadora Daniela Viana, com a participação dos Vereadores José Flávio Cateto E Fernando Emílio Pitukinha. Nesta reunião estiveram presentes também os vereadores Filé e Carlos Rizzo, e o Presidente da Câmara João Batista Massaruti, pescadores profissionais, que realmente vivem da pesca e pescadores que pescam por lazer. O objetivo da reunião foi escutar as queixas, sugestões e a realidade destes pescadores, para que junto com a Comissão possamos relatar as opiniões para a preservação da represa e da nossa região, a qual agora está sendo denominada Angra Doce, através do Projeto de Lei Federal proposto pelo Deputado Federal Capitão Augusto. Daniela relata que vem participando de reuniões, juntamente com os vereadores, João Massaruti, Cateto, e Pitukinha, para a construção de um projeto onde todas as cidades que margeiam a represa estão unidas para desenvolver o Turismo, o primeiro passo foi este projeto de Lei, pois através dele fica instituído como Área Especial de Interesse Turístico o conjunto formado pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes e seu entorno abrangendo todos os Municípios, inclusive Fartura, e passa a ser denominada esta região como “Angra Doce”. Na reunião com os pescadores foram compartilhadas estas informações e após todos esclarecerem suas dúvidas, ficou acordado que eles gostariam da organização da pesca através de uma cooperativa, talvez tanques de rede, enfim, e paralelamente concordaram com o desenvolvimento do turismo com um trabalho de educação ambiental para que os turistas não sujem a represa. Daniela diz que este é o início de um grande projeto para nossa região, que gerará novas oportunidades de empregos, renda e maior arrecadação para o Município. “Muitos encontros como este deverão acontecer, pois escutar o que a população de fato quer, é a obrigação do executivo e legislativo. Temos um enorme potencial turístico, uma natureza abençoada e precisamos cuidar dela”, diz Daniela.