Saúde - Sexta-feira, 13 de Julho de 2018

Vereador Bruno Guazzelli visita unidades de saúde

O parlamentar levantou dados e conversou com coordenadora da área e prefeito sobre as informações obtidas O vereador Bruno Guazzelli (PSD) visitou na semana passada todas as unidades de saúde do município de Fartura. Ele passou nos ESF’s Vila Nossa Senhora de Fátima, Bela Vista e São Caetano, como também pelo Centro de Saúde.Na oportunidade conversou com usuários e profissionais que trabalham na saúde, bem como com a coordenadora da área Regiane Medeiros e, no final, com o prefeito Tinho Bortotti.Com o chefe do executivo, Bruno destacou as principais demandas levantadas nas visitas, além disso, levantou dados importantes em relação a medicamentos e exames.O vereador ressaltou que Fartura gasta em média R$ 40 mil com remédios mensalmente, já com relação aos exames laboratoriais, a informação é que se gasta R$ 18 mil mensais, que geram mais de 5 mil exames/mês.Devido à grande quantidade de dinheiro público gasto tanto com exames, quanto com remédios, Bruno esclareceu pontos importantes de seu levantamento.“Muitas pessoas passam em um médico hoje, outro amanhã e um terceiro depois, saindo das consultas com diversas receitas, vai até a farmácia do posto e retiram as medicações. Com essa prática, o tratamento não é eficaz e na maioria das vezes acumulam nas suas casas os medicamentos que poderiam ser usados por outra pessoa que realmente necessita. A consciência do usuário do sistema público de saúde ajudaria muito no combate à falta de medicamentos que existe em nossa cidade, além, obviamente, de maior atenção do prefeito para essa demanda" alertou Bruno.Em relação aos exames, o vereador frisou que cerca de 30% das pessoas que fazem exames laboratoriais, nem sequer vão retirá-los no laboratório, com isso, elimina a chance de outras pessoas solicitarem tais exames.Bruno deixou claro tanto para usuários, quanto para profissionais, coordenadora e prefeito, que sempre está disposto a estudar e discutir soluções na área, visando a melhoria do serviço em geral. Bruno agradece a recepção e atenção de todos com quem conversou e levantou os dados.