Meio Ambiente e Agricultura - Domingo, 30 de Setembro de 2018

CÂMARA SEDIA REUNIÃO DA APA CORUMBATAÍ - BOTUCATU - TEJUPÁ - PERÍMETRO TEJUPÁ

Aconteceu na última quarta-feira, 26 de setembro, na Câmara Municipal de Fartura, a reunião de posse dos representantes do Estado, Municípios e Sociedade Civil organizada, que farão parte do Conselho Gestor Consultivo da Área de Proteção Ambiental - APA Corumbataí- Botucatu- Tejupá – Perímetro Tejupá, para o biênio 2018-2020. Na oportunidade foi realizada também a primeira reunião ordinária da gestão 2018-2020, cuja pauta principal foi eleger a secretaria executiva do Conselho, discutir o Regimento Interno e definir as atividades/ações para 2018.A Área de Proteção Ambiental Corumbataí-Botucatu-Tejupá foi criada pelo Decreto Estadual n° 20.960 de 08 de junho de 1983 e é composta por três perímetros separados que conformam uma única Unidade de Conservação (UC). Sua criação foi motivada para garantir a proteção das belas paisagens formadas pelas “Cuestas Arenito-basálticas”, da biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica; dos sítios arqueológicos; cabeceiras de importantes rios e áreas de recarga dos Aquíferos, com destaque para o Sistema Aquífero Guarani.O Perímetro Tejupá abrange porções de 10 municípios, sendo eles: Barão de Antonina, Coronel Macedo, Fartura, Piraju, Sarutaiá, Taguai, Taquarituba, Tejupá e Timburi, perfazendo um total aproximado de 158 mil hectares.A responsabilidade pela gestão das APA’s e outras Unidades de Conservação no estado de São Paulo é da Fundação Florestal, vinculada a Secretaria do Estado do Meio Ambiente. O Conselho Gestor Consultivo tem como principal atribuição apoiar o Órgão Gestor nas ações de planejamento, gestão e articulação regional para alcance dos objetivos da Unidade de Conservação.Fazem parte desse novo Conselho, representantes de 3 órgãos do governo do estado, sendo que a Fundação Florestal ocupa a presidência do Conselho; representantes das 10 municipalidades da APA, sendo 5 titulares e 5 suplentes; e 8 representantes da sociedade civil organizada, representando o setor rural, ambientalistas, cultural, de classe e comunidades tradicionais indígenas presentes no território.Maiores informações com Elisa Maria do Amaral: Gestora da APA e Presidente do Conselho Gestor. Email: elisa.fflorestal@gmail.com e telephone (14) 3814 1144/ (14) 998047282. (informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Florestal)